Durante a meditação do capítulo de hoje de Reavivados Por Sua Palavra que se encontra em 1 Crônicas 21 em parceria com o Capítulo 73 de Patriarcas e Profetas da escritora americana Ellen G. White, resolvi compartilhar alguns pontos que me impressionaram o coração durante minha meditação na palavra de Deus hoje.
Davi desfrutara experiências preciosas do amor de Deus, e fora ricamente dotado do Seu Espírito; na história de Saul vira a completa inutilidade da mera sabedoria humana. E, todavia, o êxito e a honra mundanos de tal maneira enfraqueceram o caráter de Davi que ele foi repetidas vezes vencido pelo tentador. (Patriarcas e Profetas, pág. 746)Com o objetivo de estender suas conquistas entre as nações estrangeiras, resolveu Davi aumentar seu exército, exigindo trabalho militar de todos os que estivessem em idade conveniente. Para levar isto a efeito, tornou-se necessário fazer o censo da população. Foram o orgulho e a ambição que motivaram este ato do rei. A contagem do povo mostraria o contraste entre a fraqueza do reino quando Davi subiu ao trono, e sua força e prosperidade sob seu governo. Isto teria a tendência de fomentar ainda mais a confiança em si mesmo, que já era grande, tanto do rei como do povo.
Davi então, pecou abertamente contra Deus ao fazer a contagem do povo por razões egoístas e glória pessoal. Até mesmo Joabe, que não possuía um bom caráter, foi contra (verso 3). Após o retorno Joabe apresentou o relatório a Davi. Contudo, Davi reconheceu seu pecado a Deus: "Pequei gravemente com o que fiz. " (NIV, 1 Cr 21:8). Deus enviou então o profeta Gade até Davi, para que ele escolhesse qual juízo Deus colocaria sobre Israel: três anos de fome, três meses fugindo dos adversários fugindo da espada deles ou três dias da espada do Senhor (verso 12).
Davi, apesar de ter pecado contra Deus, conhecia o Deus ao qual servia e preferiu sofrer nas Mãos de Deus, pois pensava: "É grande a Sua misericórdia" (verso 13).
Por mais que não gostemos de sofrer, muito melhor é sofrer as correções aplicadas por Deus. Lembro-me bem do verso "...então, já não pôde Ele reter a Sua compaixão por causa da desgraça de Israel" (RA, Jz 10:16). O povo havia pecado grandemente contra Deus, contudo arrependeu-se muito e clamaram a misericórdia de Deus, então Deus não pode reter Seu infinito amor para com aqueles que o buscam de todo coração, como fez Davi.
"e disse o anjo destruidor: Pare! Já basta!" (verso 14). Deus teve misericórdia de Davi e de Seu povo.
Amigo, assim como Davi e Israel constantemente obtiveram misericórdia de Deus por seus pecados, a graça redentora de Deus em Cristo hoje também encontra-se à disposição daqueles a quem a reclamarem para si.
"Aleluia! Dêem graças ao SENHOR, porque Ele é bom; o seu amor (misericórdia) dura para sempre." (NIV, Sl 106:1).
Leia a Bíblia
#rpsp
Nenhum comentário:
Postar um comentário