sexta-feira, 12 de abril de 2013

Eu, um levita? (1 Cr 23)

Na leitura de hoje de 1 Crônicas 23, observamos que Davi, mesmo ainda avançado em idade, não cessou de trabalhar para o SENHOR seu Deus, não cessava de buscar o louvor e a glória de Deus. No capítulo 22 de Crônicas, vimos que Davi fez todos os preparativos para a construção do templo: juntou materiais, ofertas, definiu os modelos e plantas, recebeu a aprovação de Deus para construção, apenas com a ressalva que a execução do projeto não seria ele quem faria, mas seu filho Salomão. No verso 1 do capítulo 23 de Crônicas vemos a declaração: "Já envelhecido, de idade avançada, Davi ...".
Aqueles que dedicam suas vidas para a glória de Deus, mesmo na velhice ainda podem muito fazer pela obra de Deus: "Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o SENHOR é justo." (NIV, Sl 92:14-15). E qual era o "segredo" de Davi para ainda em avançada idade ter disposição e discernimento para fazer a vontade de Deus? Certamente está na máxima "Tudo posso nAquele que me fortalece." (Fp 4:13).

Outro ponto que gostaria de analisar é sobre o que ele [Davi] fez especificamente neste capítulo: reajustou [com a aprovação de Deus] o trabalho dos levitas. Antes os levitas eram responsáveis não somente pelos trabalhos na Tenda, mas também pelo transporte dos utensílios sagrados da mesma. Agora isso não mais seria necessário, pois um local fixo de adoração seria erguido.

Algo que me chamou a atenção era que os levitas "deviam se apresentar todas as manhãs e todas as tardes para dar graças e louvar ao SENHOR" (verso 30) e ainda que eles, os levitas, "deveriam assistir os seus irmãos" (verso 32). Não irei abordar aqui o trabalho dos Levitas definidos no livro de Levíticos, mas fazendo uma analogia para os nossos dias, hoje, EU e VOCÊ somos LEVITAS. E o que isso implica?
Bem, em 1 Pedro 2:9 nos lemos que "vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.". Deus mesmo diz que eu e você somos sacerdócio real. Que privilégio! Mas quais as implicações disso? Bem, posso citar duas bem simples:
1 - Assim como os levitas apresentavam sacrifícios de louvor de manhã e à tarde, nós hoje também devemos oferecer o sacrifício diário que é "nosso culto racional" também pela manhã e à tarde através dos cultos no lar, pois este é um dos santuários de nossos tempos.
2 - Nós devemos assistir ao nosso próximo, com ajudas beneficentes, mas principalmente colaborando com a obra do Espírito Santos em instruir-los quanto ao pecado, a justiça e o juízo de Deus.

Que privilégio poder ser chamado por Deus de Levita.
Vamos trabalhar como tais então hoje e todos os dias que o SENHOR nos conceder?

Leia a Bíblia!
#rpsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário