Durante a leitura de hoje de 1 Crônicas capítulo 20, podemos perceber alguns relatos que demonstram o favor de Deus por aqueles que O buscam. Todos nós nos emocionamos com a batalha entre Davi e Golias relatada em 1 Samuel 17. Como um ser tão pequeno, fraco e inexperiente poderia vencer um gigante, forte e experiente em batalhas? A resposta é: Não poderia! Mas como pôde então? Simples: não foi a pedra que derrubou o gigante, mas sim a fé de Davi no Deus de Israel.
O vale de Refaim (do hebraico: homem grande ou gigante), que hoje se chama El-Bukeia. Fértil planície, fechada de todos os lados por cordilheiras, e que progressivamente se estende de Jerusalém para o sudoeste no espaço de quase dois quilômetros, estreitando-se depois de modo a formar o Wady-el-Werd. Esse vale servia de limite às tribos de Judá e Benjamim (Js 15.8 - e 18.16), e foi teatro de conflitos entre Davi e os filisteus (2 Sm 5.18,22 - 23.13 - 1 Cr 11.15 - 14.9,13).
No capítulo de hoje, vemos a história se repetir, onde vários soldados fiéis a Deus e ao rei Davi derrotaram vários descendentes de Rafa, em Gate. Os Refains portanto eram uma raça de gigantes. Contudo, estes gigantes caíram frente ao poder de Deus manifestados na vida de homens que estavam conectados a Ele.
Em semelhança, este relato (versos 4 a 8) nos dão confiança para enfrentarmos os nossos "refains" modernos. Eu não sei qual "refaim" você terá que derrubar no dia de hoje, cada um passa por problemas diferentes e lutas diferentes, mas uma coisa é certa: "Tudo posso naquele que me fortalece!" (Fp 4:13).
Confie no SENHOR. Faça dEle a sua fortaleza e você verá mares se abrindo, muralhas e gigantes caindo.
Leia a Bíblia!
#rpsp
Gostei da colocação, ótimo texto! Parabéns!
ResponderExcluirObrigado! Espero que possa fazer diferença em nossas vidas. Abraço
Excluir